Pular para o conteúdo

Palestra direcionada a produtores alerta para importância de recuperar e preservar nascentes

Preocupada em resgatar nascentes degradadas e manter conservadas as que ainda não sofreram interferência humana, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável organizou uma palestra voltada a produtores rurais com o engenheiro agrônomo Nelson Neves Barbosa, que há mais de 20 anos atua com recuperação de nascentes e gestão de recursos hídricos.

A exposição aconteceu na noite de segunda-feira (2), no Espaço do Produtor Rural. O especialista deu exemplos da importância das nascentes para o equilíbrio ambiental e apresentou dois vídeos autorais que mostram as consequências da não preservação e recuperação dos mananciais atingidos pela ação humana.

“A agricultura é um dos pilares da economia socorrense, de modo que há muitos produtores no município, por isso é fundamental conscientizá-los da importância de preservar e mesmo de recuperar as nascentes”, comenta o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, João Preto de Godoy.

Socorro possui 1.373 nascentes em seu território, das quais boa parte em propriedades particulares e 80 em perímetro urbano. A água é fundamental para a manutenção dos ecossistemas e contribui para o processo de absorção dos nutrientes realizada pelas plantas, além de atenuar a temperatura do ambiente.

O lançamento de poluidores nos cursos d’água em decorrência da atividade agrícola e a remoção da cobertura vegetal têm causado danos às bacias hidrográficas, alterando a quantidade e a qualidade de água disponível.

Ao fim da palestra, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável convidou Nelson Neves Barbosa para desenvolver um projeto piloto de recuperação de nascentes no município. Ambos irão manter contato para que a iniciativa possa se concretizar.