OCS de educação ambiental celebra acordo com a prefeitura para desenvolver projetos em Socorro

Presidente da Associação Parcel, Cássia de Freitas, assinou acordo de cooperação com a Prefeitura
Documento também foi assinado pelo prefeito André Bozola

Henrique Cisman
Imprensa/Prefeitura

O prefeito André Bozola assinou na quarta-feira (14), no gabinete do Centro Administrativo Municipal “Prof. Imir Baladi”, acordo de cooperação com a Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação Parcel – Centro de Educação Ambiental e Museu Marinho Didático Itinerante, para realização de projetos e ações visando à preservação do Rio do Peixe, defesa da vida animal e desenvolvimento do turismo sustentável em Socorro.

O acordo não prevê transferência de recursos para a entidade, mas autoriza a OSC a atuar no município. Dentre as propostas contidas no documento, está a implantação de um museu didático itinerante com acessibilidade para deficientes físicos e visuais, a partir do qual serão realizadas ações culturais e turísticas relacionadas ao meio ambiente.

Outras metas consistem na implantação de um Núcleo de Educação Ambiental e Animal (NEAA), criação da Sala Verde – espaço que funcionará como centro de informação e formação ambiental –, desenvolvimento de oficinas para aperfeiçoar a reciclagem no município, implantação de projeto de defesa da vida animal silvestre e doméstico e vivências no Horto Municipal com visitantes.

A parceria prevê, ainda, captação de recursos em editais públicos para o desenvolvimento dos projetos elencados no termo de cooperação. A metodologia compreende realização de palestras, oficinas, passeios no Rio do Peixe e visitas às comunidades em seu entorno, visitas monitoradas ao museu, aulas de taxidermia (empalhar animal morto para conservar suas características) e etologia (estudo do comportamento dos animais).

O acordo tem duração prevista de um ano, com todas as ações geridas e fiscalizadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.