Meio Ambiente já atendeu milhares de animais de estimação em 2023

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro desenvolve uma série de iniciativas para a proteção e cuidado com os animais da cidade. Ao longo do ano, milhares de cães e gatos foram atendidos por algum tipo de serviço oferecido pela administração municipal.

Recém-inaugurado, o consultório veterinário “Pet Container Dantinho Beneduzzi”, no bairro Santa Cruz, iniciou suas atividades em março. Desde então, foram realizados 560 atendimentos de baixa complexidade a cães e gatos. O agendamento prévio para atendimento deve ser feito pelo WhatsApp (19) 99608-5066. As consultas acontecem de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. A clínica não realiza cirurgias, internações ou castrações.

Também é executado um programa de controle populacional e bem-estar animal, por meio das castrações. Nesse ano, 764 cães e gatos foram castrados. O cadastramento para as próximas campanhas continua pelo WhatsApp (19) 97123-8391. O médico veterinário da Prefeitura de Socorro, Leandro Navarro, destaca que “castrar os animais de companhia é um ato de amor e respeito ao animal, pois, além de evitar crias e abandonos, previne uma série de doenças”.

Outra ação importante para assegurar a saúde dos bichinhos são as campanhas de vacinação antirrábica, realizadas em parceria com a Vigilância Epidemiológica de Socorro que, em 2023, vacinaram 556 cães e gatos.

Canil Municipal também faz um trabalho muito valioso. A equipe responsável realiza, periodicamente, feiras de adoção para buscar uma família para os pets. O local fica aberto à visitação todos os dias após as 14h. Aos sábados e domingos, das 16h às 18h, acontece o passeio com os cães do canil, organizado por voluntários. Para adotar um animal, entre em contato com o Departamento de Meio Ambiente, pelo telefone (19) 3855-9617.

O prefeito Ricardo Lopes comenta que “as iniciativas da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável contribuem para a promoção do bem-estar animal na cidade. Trabalhamos todos os dias para oferecer mais à população e a seus animais de estimação”.

A Prefeitura também recebe e fiscaliza denúncias de maus-tratos contra animais. A população pode denunciar pelo WhatsApp da Fiscalização: (19) 99613-7057, ou pelo e-mail: fisc.ambiental@socorro.sp.gov.br.