Mais de 2,3 mil alunos já participaram do projeto de educação socioambiental “Vira Adubo”

No último ano, cerca de 90 mil litros de restos de alimentos foram transformados em adubo orgânico e devolvidos à natureza, preservando a natureza e deixando ser destinados ao Aterro, estendendo sua vida útil e gerando economia aos cofres públicos.

Em 2023, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, em parceria com a Secretaria de Educação, iniciou o projeto de educação socioambiental “Vira Adubo”. O objetivo é conscientizar alunos da Rede Municipal de Ensino sobre a importância da destinação correta de resíduos sólidos domiciliares, promovendo a reciclagem e a compostagem.

Durante a primeira etapa do projeto, iniciada em maio, os alunos aprenderam a construir uma mini composteira com garrafas PET, folhas secas, cascas de frutas e legumes da escola. Nessa atividade, conheceram o ciclo infinito da matéria orgânica, observando seu processo de transformação até o resultado: adubo orgânico. Em quatro meses, o projeto esteve em 118 turmas das 19 escolas de ensino infantil e fundamental da Rede Municipal, conscientizando mais de 2,3 mil alunos.

Em setembro, foi iniciada a segunda fase do “Vira Adubo”: todas as turmas a partir do 1º ano do Ensino Fundamental visitarão o Complexo Ambiental Municipal para conhecer o centro de compostagem e o ponto de entrega de materiais recicláveis.