Feira do produtor rural é inaugurada e recebe elogios de consumidores

Após meses de preparativos em cursos oferecidos pela Prefeitura em parceria com o SENAR, finalmente foi inaugurada a Feira do Produtor Rural, mais uma alternativa para o comércio de produtos da Agricultura Familiar socorrense a preços menores e com maior confiabilidade para o consumidor.

A primeira edição aconteceu na última sexta-feira (13), na Praça 9 de Julho, onde será realizada semanalmente, a partir das 17h, comercializando produtos como banana, morango, mamão, abacate, alface, cenoura, tomate, beterraba, vagem, limão e mandioquinha, dentre outros.

Desde abril, dez famílias de produtores rurais socorrenses interessadas no projeto realizam cursos de capacitação, com aulas sobre manejo apropriado do solo, manipulação de alimentos etc. A iniciativa é do Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural, junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.

A feira, nos moldes em que foi implantada em Socorro, já existe em cidades próximas, como Bragança Paulista e Jundiaí, onde é sucesso.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Rural, Paulo Lorensini, trata-se de uma iniciativa que melhora os rendimentos do produtor e gera mais economia e confiança ao consumidor, já que a compra é feita diretamente, sem a presença de intermediários.

O evento inaugural teve ainda barracas de pastel, caldo de cana e brinquedos. Logo em sua estreia, a novidade recebeu teve boa presença de consumidores, os quais elogiaram a iniciativa. A diplomação dos agricultores participantes, feita pelo SENAR, acontece dia 16 de novembro, no auditório da Prefeitura.