Equipe do Meio Ambiente recebe capacitação sobre manuseio de drone e tecnologias de georreferenciamento

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro capacitou sua equipe técnica sobre tecnologias de georreferenciamento e utilização de drone. O equipamento foi adquirido com recursos do Projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos, em execução desde o último ano. O drone auxiliará na medição das áreas onde serão implantadas as agroflorestas, além de levantar dados e permitir a obtenção de fotografias aéreas atualizadas dos locais.

A bióloga da Associação Ambientalista Copaíba, Ana Paula Balderi, foi a responsável pela capacitação. A equipe aprendeu a manusear o drone, bem como a processar as imagens obtidas.

O diretor de Desenvolvimento Rural, Alexandre Moreira, comenta: “aprender a trabalhar com essas ferramentas e com o drone facilita não só o trabalho dos projetos técnicos de cada propriedade, mas também no monitoramento das plantas no campo e no desenvolvimento das agroflorestas implantadas”.

O projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, aprovada no âmbito do Programa Refloresta SP, financiado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.

A meta é implantar, até 2026, no mínimo 100 hectares de sistemas agroflorestais (SAF) em Socorro, fornecendo mudas, capacitação e acompanhamento técnico aos agricultores.

Interessados em participar podem obter mais informações pelo telefone (19) 3895-6430; por e-mail: agricultura@socorro.sp.gov.br; presencialmente, no Departamento de Desenvolvimento Rural, que fica no Espaço do Produtor Rural (Praça Rachid José Maluf, s/n); ou preenchendo a manifestação de interesse no link: https://forms.gle/PYpCCvGCCL3FwCMHA.