Empresa contratada pela Prefeitura conclui desassoreamento de trecho urbano do Rio do Peixe

A empresa Porto de Areia Aliança, contratada através de licitação pela Prefeitura de Socorro, concluiu um serviço de desassoreamento de cerca de 1,3 km do trecho urbano do Rio do Peixe, entre a ponte da Rua Capitão Batista Pereira de Araújo até próximo do entroncamento da futura Avenida Nossa Senhora do Perpétuo Socorro com a Avenida XV de Agosto.

O serviço foi realizado de novembro de 2020 a abril de 2021, e foram retiradas do leito do rio cerca de cinco caçambas de lixo, além de lodo e outros resíduos. O desassoreamento tem como principal objetivo aprofundar o rio, evitar enchentes e melhorar o ecossistema em seu entorno.

É importante ressaltar que a empresa fez o serviço de dragagem do leito do rio se atentando em não alterar as características geográficas naturais do rio. Houve algumas regiões onde a profundidade do rio atingiu aproximadamente 3 metros, porém sendo mais comuns percursos com profundidades entre 1,5m e 2,5m.

Em reunião o com prefeito Ricardo Lopes, no dia 12 de maio (foto abaixo), os representantes da empresa apresentaram relatório com resultados da operação, que foi considerada como bem sucedida.

“Nossa preocupação com o meio ambiente é constante. A sustentabilidade é um dos principais pilares de nossa administração, por entender que isso interfere diretamente na qualidade de vida da população a curto, médio e longo prazo” – comentou o prefeito Ricardo Lopes.