Em parceria com FEHIDRO, prefeitura desenvolve sistema municipal de informações ambientais

A Prefeitura de Socorro e o Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) estão desenvolvendo conjuntamente o Sistema Municipal de Informações Ambientais (SMIA), com objetivo de gerenciar com mais efetividade as questões ambientais da Bacia do Rio Camanducaia, a qual abrange os bairros: Agudo, Visconde, Pedra Branca, Camanducaia, Moraes, Lagoa e Buenos.

Através dessa ferramenta, o planejamento do uso dos recursos naturais, assim como a preservação e restauração dos mesmos, tornar-se-á muito mais eficiente e organizada, auxiliando a gestão municipal no apoio às comunidades englobadas pela Bacia do Rio Camanducaia.

Vale ressaltar que este sistema não consiste em uma forma de fiscalização. Logo, as informações obtidas junto aos proprietários rurais para a implantação da ferramenta não resultam em inspeções, advertências ou multas. Quanto maior a quantidade de informação obtida, mais eficiente será o SMIA, beneficiando não só a população da Bacia, mas a cidade e o meio ambiente como um todo.

Por meio de convênio firmado com a FEHIDRO, o ciclo de palestras sobre o tema teve início na noite de quinta-feira (18) no Espaço do Produtor Rural, cuja finalidade foi expor a situação atual da Bacia do Rio Camanducaia e apresentar com mais detalhes o projeto de implantação do Sistema Municipal de Informações Ambientais.

Outras três palestras serão realizadas junto às comunidades integradas pela Bacia. Dentre os assuntos tratados, destaca-se a diferença entre esta bacia e as demais do município, o pagamento pelo uso da água na agricultura, a necessidade de outorga de direito da água e o Cadastro Ambiental Rural, pautas que têm influência direta na vida dos produtores rurais.

As palestras são livres e gratuitas, não havendo necessidade de inscrição para participar. Confira a agenda dos próximos encontros:

22/05, segunda-feira – Escola Municipal Camanducaia do Meio
23/05, terça-feira – Escola Municipal Moraes
24/05, quarta-feira – Escola Municipal Agudo.

As palestras têm início às 19h.