Em 5 meses, Centro de Compostagem produziu 7 toneladas de adubo

Implantado em Socorro no fim de 2014, o processo de compostagem tem crescido e dado retorno ambiental e financeiro ao município. De janeiro a maio de 2017, foram produzidos e doados a produtores rurais locais 7 toneladas de composto orgânico, oriundo de sobras de alimentos e restos de poda.

Por semana, o Complexo Ambiental recebe 240 kg de sobras de alimentos, os quais são recolhidos nos projetos desenvolvidos na Escola Municipal Coronel Olímpio Gonçalves dos Reis e no Jardim Golo.

A isso, somam-se 20 kg de restos de poda semanais, provenientes tanto de serviços públicos como descarte da população nos Ecopontos (até volume total de 1m³ por residência).

O processo de compostagem consiste em transformar matéria orgânica em fertilizante, e é desenvolvido em Socorro em parceria com a empresa Visafértil, especializada no ramo e responsável por oferecer todo suporte de orientação e material necessário para o procedimento.

A Prefeitura estuda ampliar o projeto para mais bairros do município, de modo a dar um destino ecologicamente correto à matéria orgânica e assim estender a vida útil do Aterro Sanitário Municipal.

Prefeituras de cidades da região visitaram Socorro para conhecer melhor a iniciativa: Amparo, Itapira e Lindoia pretendem trilhar os mesmos passos.

Os interessados em obter o composto orgânico produzido no Complexo Ambiental devem entrar em contato com Departamento de Desenvolvimento Rural pelo telefone 3895-6430. É necessário efetuar cadastro.