Dirigente da Secretaria Estadual de Agricultura visita Socorro para tratar de associação de piscicultores

O Espaço do Produtor Rural “Eng. Agrônomo Joaquim Gilberto Vieira” recebeu na manhã de sexta-feira (02/06) a visita do dirigente da Secretaria de Estado da Agricultura, José Luiz Fontes, para uma reunião com servidores municipais sobre a formação de uma associação de piscicultores em Socorro.

Ao longo de dois meses, a engenheira agrônoma Salete Ishikawa e a coordenadora de desenvolvimento rural, Giulia Defendi, realizaram visitas a produtores de peixes com a finalidade de diagnosticar suas maiores necessidades.

“A criação da associação tem o objetivo de reduzir os custos de produção e agregar mais valor ao produto. Porém, primeiro os produtores devem regularizar sua atividade em relação ao licenciamento ambiental”, disse Fontes.

A regularização é feita junto à Coordenadoria de Assistência Técnica Integral de Socorro (CATI), com o engenheiro agrônomo Rodrigo Binotti – que também participou da reunião –, através do preenchimento de uma Declaração de Conformidade da Atividade.

Ao longo do encontro, Fontes também ressaltou a importância da capacitação dos envolvidos no processo produtivo e indicou que o Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP) é uma boa opção para financiamentos no setor.

Na reunião estavam presentes, ainda, o diretor municipal de Desenvolvimento Rural, Paulo Lorensini, o vice-presidente do conselho, Alfred Erbert, e a chefe do serviço rural, Maria de Fátima Arnoni.

O próximo passo para a formação da associação é reunir os piscicultores de Socorro interessados em participar. De acordo com Lorensini, o encontro deve acontecer já na primeira quinzena de julho.