Dia de Campo destaca importância da poda e do manejo em sistemas agroflorestais produtivos

O Departamento de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro promoveu recentemente o terceiro Dia de Campo sobre Sistemas Agroflorestais Produtivos. No encontro, o produtor rural José Claudemir, que cedeu o espaço para a prática, compartilhou sua experiência com um sistema de poda e manejo.

O Dia de Campo destacou resultados significativos alcançados em dois anos de manejo, evidenciando a redução significativa da necessidade de pulverizações no café para controle de pragas e doenças. Além disso, o produtor conseguiu transitar da colheita bianual para uma colheita mais frequente, otimizando o rendimento do cafezal.

Também foi explanado a respeito da importância do manejo da matéria orgânica no solo que, quando feito corretamente, aumenta a fertilidade e a imunidade das plantas.

José Claudemir, que participa do projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos, compartilhou sua experiência ao iniciar uma agrofloresta. O projeto visa a produção de café sombreado, abacate, banana e madeira, com a perspectiva de colheita de cafés especiais. Além dos benefícios econômicos, Claudemir destacou os aspectos sustentáveis do manejo, eliminando a necessidade de agrotóxicos e promovendo resiliência ambiental e das plantas.

O projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos é uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, aprovada no âmbito do Programa Refloresta SP, financiado pela Secretaria Estadual de Infraestrutura, Meio Ambiente e Logística por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP.  O projeto conta ainda com apoio do Programa Raízes do Mogi Guaçu e da CATI.

Interessados em conhecer mais sobre o cultivo de café e abacate em Sistemas Agroflorestais podem se informar no Departamento de Desenvolvimento Rural – no Espaço do Produtor (Praça Rachid José Maluf, nº 180); ou pelo telefone (19) 3895-6430.