Dia da Árvore em Socorro tem ações educativas e plantio de mudas em escolas municipais

A comemoração do Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, contou com ações de conscientização ambiental e plantios de mudas em diferentes locais do município.

A bióloga da Prefeitura de Socorro, Juliana Santin, visitou as oito Creches Municipais e, de forma lúdica, explicou a transformação de uma semente em uma árvore. As crianças também conheceram, através dos sentidos, texturas cores e aromas de frutos, folhas e sementes de árvores encontradas na região e, em uma das visitas, elas plantaram uma muda de árvore nativa na Creche Municipal “Prof. Domingos Augusto Damasceno Araújo”.

Juliana afirma que “a criança experimenta o mundo com o corpo e, apesar de serem tão pequenas, é essencial ter esse primeiro contato para começarem a criar uma sensibilidade em relação a importância da preservação da natureza”.

Na Escola Municipal “Prof. Oduvaldo Pedroso”, além da conversa com os alunos, foram plantadas duas árvores. O biólogo Marcos Junior explica que “o fato de as crianças terem contato com a terra, plantando coletivamente, promove o sentimento de pertencimento, em uma experiência que vão lembrar por toda a vida”.

Para finalizar a semana e destacar a importância das árvores para o meio em que vivemos, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável plantou duas mudas de árvores nativas em frente ao Departamento de Meio Ambiente, no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal.