Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural realiza o 1° Seminário sobre Agroflorestas

O Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural ligado à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável juntamente com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo com apoio do Sindicato Rural de Socorro/SENAR, promoveu o 1° Seminário sobre Agroflorestas do município de Socorro, na última quinta-feira (01).

As agroflorestas são uma alternativa ao modelo de produção agrícola tradicional, em que se harmonizam a produção com a conservação, realizada por meio do plantio consorciado com espécies nativas e à adoção de práticas conservacionistas de manejo da água, do solo e das culturas.

Ministrado pelo Sr. Germano Chagas, Consultor pela Sucessional Agroecologia e Coordenador do Projeto Corredor Caipira do Núcleo de Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental da ESALQ/USP, o seminário teve como foco a transição agroecológica, que é um processo gradual e contínuo de transformação da agricultura convencional para uma agricultura sustentável, conforme os princípios da agroecologia.

O seminário contou com a presença de 80 participantes, que puderam visitar um sistema agroflorestal mantido no ‘’Sítio Treze de Agosto’’, no Bairro dos Pereiras. A realização do seminário vem ao encontro do Projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos, elaborado pela Secretaria de Meio Ambiente que captou recursos junto ao estado para a capacitação de produtores rurais, a difusão de práticas e conceitos agroecológicos e a implantação de 100 hectares de agroflorestas no município.

‘’O Projeto visa disseminar a metodologia de produção de café e frutas em sistema agroflorestal, desmistificando que árvores e produção são dissociadas. Além de representar um modo diferente de plantar e colher, a busca de reproduzir a dinâmica da floresta para produção de alimentos proporciona a oportunidade de recuperar a cobertura vegetal em áreas degradadas ou protegidas, com contribuições para a segurança alimentar, a geração de renda e a conservação ambiental” – informa o Diretor de Desenvolvimento Rural, Alexandre Moreira.

Produtores rurais interessados na produção de cafés ou frutas sob sistemas agroflorestais em suas propriedades podem entrar em contato com o Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural através do telefone 3895-6430.