Pular para o conteúdo

Departamento de Desenvolvimento Rural promove encontro sobre Sistemas Agroflorestais Produtivos

O Departamento de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro, em parceria com a consultoria em sistemas agroflorestais Suscessional, realizou um encontro para apresentar e discutir o projeto Sistemas Agroflorestais Produtivos. O projeto, que está em andamento desde 2022, reuniu produtores rurais já participantes e interessados em conhecer mais sobre a metodologia de cultivo.

A equipe técnica do departamento e os consultores do projeto abordaram temas relacionados aos sistemas agroflorestais. Até o momento, cerca de três hectares de agrofloresta já foram implantados nas propriedades de Ivone e Pádua Bonfá, Luciana Nascimento, Davi Tassara, além do espaço demonstrativo na Estação Agroecológica. Nos próximos dias, João Paulo Capobianco também realizará a implantação de cerca de 1,5 hectare de agrofloresta.

Os sistemas agroflorestais são uma forma de cultivo que combina culturas de importância agronômica com plantas nativas da região, promovendo alta diversidade de espécies e interações entre elas. A abordagem contribui para a preservação dos recursos naturais e possibilita a geração de renda ao produtor rural.

O projeto tem como objetivo implantar 100 hectares de sistemas agroflorestais no município, fornecendo mudas, capacitação e acompanhamento técnico aos agricultores.  Interessados em participar podem obter mais informações pelo telefone (19) 3895-6430; por e-mail: agricultura@socorro.sp.gov.br; presencialmente, no Departamento de Desenvolvimento Rural, que fica no Espaço do Produtor Rural (Praça Rachid José Maluf, s/n); ou preenchendo a manifestação de interesse no link: https://forms.gle/PYpCCvGCCL3FwCMHA.