Pular para o conteúdo

Departamento de Desenvolvimento Rural executa projeto “Hortas Medicinais Comunitárias”

O Departamento de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Socorro, em parceria com a Secretaria de Saúde e as voluntárias Cassia Furlan e Amanda Dutra, iniciou o desenvolvimento do projeto “Hortas Medicinais Comunitárias” em Socorro.

A iniciativa cria um espaço público para troca de informações entre o saber tradicional e o conhecimento científico, visando a identificação, cultivo, preparo e uso seguro das plantas medicinais. A utilização correta das plantas é essencial para a eficácia dos tratamentos e para a redução de possíveis riscos à saúde.

O projeto será desenvolvido, inicialmente, na Horta Urbana Agroecológica do Jd. Gollo e nas UBS dos bairros Rio do Peixe e do Jd. Araújo e se dará a partir da revitalização ou plantio de ervas medicinais em pequenos espaços, acompanhados de informação de identificação e de um ciclo de capacitação aos participantes.

O trabalho desenvolvido pelo Departamento de Desenvolvimento Rural em relação ao projeto é contínuo e pretende ocupar outros espaços públicos, promovendo autonomia, conhecimento e produção de alimentos para a comunidade.

A população socorrense também pode participar, preenchendo o formulário no link: meioambiente.socorro.sp.gov.br/hortas

O objetivo da pesquisa é identificar o interesse e conhecimento dos moradores das zonas urbana e rural de Socorro. A partir dessa coleta de dados, serão avaliadas a criação de outras unidades de hortas medicinais comunitárias, bem como o desenvolvimento de projetos futuros envolvendo as plantas na área da Saúde e do Desenvolvimento Rural.