Departamento de Desenvolvimento Rural e produtores rurais de Socorro aplicam Protocolo de Transição Agroecológica

O Departamento de Desenvolvimento Rural de Socorro iniciou a aplicação do Protocolo de Transição Agroecológica a partir da assinatura de um termo de adesão junto a produtores rurais da cidade, realizada em dezembro de 2022.

O protocolo segue diretrizes da Política Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (PNAPO) e visa estimular a agroecologia e produção orgânica no estado de São Paulo para o uso sustentável dos recursos naturais e aumento da oferta e consumo de alimentos saudáveis.

A iniciativa auxilia no levantamento de informações sobre a produção e a propriedade, a fim de criar um plano de ação que direcione a propriedade rumo à agroecologia e à sustentabilidade, beneficiando os produtores. Além disso, permite que o produtor obtenha, a partir dos avanços obtidos, um certificado de Transição Agroecológica que permite diferenciar seus produtos dos convencionais.

Dentre os principais objetivos do Protocolo de Transição Agroecológica, estão:

1. promover o processo gradual de transformação de um sistema degradado ou com manejo convencional de impacto socioambiental negativo, que geralmente utiliza agrotóxicos e adubos sintéticos, para um sistema de base agroecológica e mais sustentável em áreas rurais, urbanas e periurbanas;
  2. estimular o uso sustentável dos recursos naturais e da biodiversidade;
  3. aumentar a oferta e o consumo de alimentos saudáveis;
  4. diminuir a perda da agrobiodiversidade e das diversas formas de degradação causadas por práticas inadequadas no sistema de manejo convencional;
  5. estimular o desenvolvimento da agroecologia e produção orgânica; e
  6. promover a sustentabilidade econômica e ecológica local e regional.

O Departamento de Desenvolvimento Rural estimula a transição para modelos produtivos agroecológicos e orgânicos, visto que é crescente a demanda por uma agricultura sustentável, assim como a procura por alimentos saudáveis. Produtores rurais que se interessarem pela aplicação do protocolo podem obter mais informações com a equipe responsável no Espaço do Produtor Rural ou pelo telefone (19) 3895-6430.