Defesa civil de Socorro participa de oficina preparatória para época de estiagem

Incêndios disparam no período de seca; ação humana é principal causadora

Lideranças da região de Campinas e do Estado de São Paulo participaram da oficina

Henrique Cisman
Imprensa/Prefeitura

O coordenador municipal de Defesa Civil, Lourenço do Prado, participou da oficina anual preparatória para o período de estiagem, realizada na terça-feira (17), em Mogi Guaçu. O evento foi organizado pela coordenadoria estadual e reuniu colaboradores dos municípios da região de Campinas.

Ao longo do encontro, foram realizadas capacitações teóricas e práticas, transmitindo aos brigadistas a melhor forma de agir em diferentes situações. A prefeitura já adquiriu o kit estiagem junto ao Governo de São Paulo. Vale lembrar que a participação em cursos e oficinas é um dos critérios para o recebimento dos kits cedidos pela coordenadoria estadual.

Participaram do evento a secretária-chefe da Casa Militar e coordenadora estadual de Defesa Civil, Coronel PM Helena dos Santos Reis, e o coordenador da região de Campinas, Sidnei Furtado.

Nos últimos dias, começaram a surgir os primeiros focos de incêndio em terrenos e áreas de mata em Socorro. No fim de semana, a Defesa Civil atendeu a chamados nos bairros Rubins e Livramento. A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável trabalha para identificar os responsáveis.

De acordo com o coordenador municipal, Lourenço do Prado, um dos incêndios ocorreu em consequência da queima de lixo doméstico. Conforme já noticiado nos meios de comunicação da prefeitura, incêndios causados por ação humana configuram crime ambiental – Lei nº 3825/2014.

Em parceria da Defesa Civil com as secretarias de Educação e de Meio Ambiente, são realizadas periodicamente palestras em escolas da rede municipal para conscientizar os alunos sobre questões ambientais. O objetivo é que as mensagens sejam entendidas e replicadas para amigos e familiares.

Durante o mês de abril, a Defesa Civil de Socorro também participou da 3ª Oficina do Grupo de Estudos sobre Ordenamento Territorial, Resiliência e Sustentabilidade, organizada pela empresa GEOtres e realizada em Bragança Paulista para gestores municipais.