Cresce a agricultura familiar em Socorro

À partir da implantação do Espaço do Produtor Rural (antigo almoxarifado), pela Prefeitura da Estância de Socorro e com a criação do Departamento Municipal de Desenvolvimento Rural, a agricultura familiar do município passou a ser considerada uma das bases da economia socorrense e se desenvolveu significativamente. Prova disso foi a conquista do Selo da Agricultura Familiar, conferido pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário, certificado que agrega valor à produção com garantia de qualidade aos consumidores.

agricultura familiar corresponde à produção agropecuária realizada por pequenos produtores em que o sistema agropecuário é mantido pelo núcleo familiar e, no máximo, por alguns poucos funcionários assalariados. Essa prática refere-se, portanto, a pequenas propriedades rurais.

importância da agricultura familiar está na grande produção de alimentos que essa atividade realiza, pois, na maioria dos casos, os agricultores familiares não direcionam suas mercadorias ao mercado externo, mas sim para o atendimento imediato de sua produção.

Ao que se sabe nos últimos tempos foram mais de 2500 agricultores que frequentaram o espaço do Produtor Rural em Socorro, participando de cursos e palestras de capacitação, além de visitas a mercados e feiras de outras localidades.

Com a reformulação da merenda escolar em que o prefeito André Bozola criou a Merenda Para Todos, quando a municipalidade adquire 30% dos alimentos da agricultura familiar socorrense, foi dado um passo a mais no contexto. A implantação da Patrulha Mecanizada Agrícola, que consiste no empréstimo de equipamentos como tratores, roçadeiras e subsoladores para pequenos e médios produtores rurais também fez parte desse impulso, na medida em que mais de 100 agricultores foram atendidos pelo programa.

A produção também tem destino certo nas feiras livres, aos sábados na Feira Orgânica, domingo na tradicional Feira Dominical, as quartas na Feira Noturna (antiga estação) e as sextas no Bairro do Oratório.