Creche “Prof. Domingos Augusto Damasceno Araújo” é modelo de sustentabilidade

Ao final do mês de junho, engenheiros e arquitetos da Prefeitura Municipal e da AES- Associação de Engenharia de Socorro conheceram a Instalação Modelo de Sustentabilidade, representada pela Creche Municipal “Prof. Domingos Augusto Damasceno Araújo”.

O intuito da visita foi conhecer os critérios de sustentabilidade adotados na edificação e passíveis de adoção por outros prédios públicos.

Na oportunidade, a Diretora local, Viviane G. Fatichi, explicou a rotina diária dos colaboradores no atendimento às crianças e a forma como é trabalhada a questão ambiental pela unidade.

A arquiteta Luciana Pelatieri, Diretora de Planejamento, esclareceu que o prédio atende aos critérios de acessibilidade e apresenta características construtivas que permitem um maior aproveitamento da iluminação e ventilação naturais, bem como dispõe de amplas áreas gramadas que permite a infiltração da água no solo e melhora a sensação térmica no interior da edificação, proporcionando maior conforto aos seus usuários.

Utiliza ainda, de mecanismos economizadores como aquecimento solar da água, lâmpadas econômicas, eletrodomésticos certificados e torneiras temporizadas com válvulas de redução de pressão, dentre outros.

Além disso, a unidade separa seu lixo reciclável e destina os restos dos alimentos servidos às crianças para a compostagem, que retorna na forma do composto orgânico utilizado na hortinha das crianças.

“Temos a pretensão de adotar tais tecnologias nos futuros projetos da prefeitura, que incentivem ainda mais na sustentabilidade” – afirma Giulia Defendi, Diretora de Meio Ambiente.