CPFL inicia substituição de árvores localizadas sob a fiação elétrica

A Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL iniciou nesta semana a substituição de árvores que estão localizadas sob a fiação elétrica da cidade, visando eliminar riscos de contato com a rede energizada.

O convênio para a realização do Projeto Arborização + Segura, que consiste na substituição de pelo menos 300 árvores em locais inadequados, foi assinado com a Prefeitura em julho de 2021. “O projeto de substituição vai levar cerca de quatro anos, para que não haja uma desarborização da cidade. Todas as substituições apontadas pela CPFL precisam ser aprovadas previamente pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura, que está acompanhando o processo” – comenta o secretário Tiago Sartori.

Serão plantadas vinte e cinco árvores para cada uma que for retirada. Ou seja, caso sejam retiradas 300 árvores em situação de risco de acidentes, gerando problemas para a rede elétrica, para calçadas, casas ou com risco de queda, serão plantadas 7.500, em locais adequados. Os tocos das árvores também serão retirados do local pela CPFL.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vai incorporar a iniciativa ao programa “Arboriza Socorro”, desenvolvido pela Prefeitura, que está ampliando as áreas com vegetação arbórea na cidade e núcleos urbanizados, tornando a cidade mais verde e adequando as espécies de árvores aos locais onde estão plantadas.