Coordenador do programa município VerdeAzul visita Socorro e apresenta novas diretivas a gestores

Coordenador geral do PMVA, José Walter Silva apresentou diretivas e explicou importância do programa na gestão ambiental

O coordenador geral do Programa Município VerdeAzul (PMVA), José Walter Figueiredo Silva, e a técnica regional da Bacia do Rio Mogi-Guaçu, Ana Cristina Freitas de Araujo, estiveram em Socorro na manhã de terça-feira (25) para uma reunião no Gabinete do  prefeito André Bozola. O encontro serviu para apresentar as novas diretivas do programa a gestores municipais – participaram os secretários de Meio Ambiente, Saúde, Educação, Cidadania, Serviços, Cultura, Fazenda e Turismo.

Criado em 2007 pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o PMVA tem o propósito de auxiliar e estimular as prefeituras paulistas na elaboração e execução de políticas voltadas ao desenvolvimento sustentável. Para medir o avanço da agenda ambiental dos municípios, foi instituído em 2008 um ranking elaborado a partir do desempenho em cada uma das dez diretivas do programa.

Além de avaliar o compromisso dos municípios com o meio ambiente, o ranking serve para listar as cidades com prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (FECOP) – quanto melhor a classificação no ranking, mais fácil o acesso a esses recursos.

Fazem parte do rol de diretivas, por exemplo, a biodiversidade do município, a gestão das águas, a qualidade do ar, a quantidade de esgoto tratado e a arborização urbana, dentre outros. Ao longo da reunião, o coordenador José Walter apresentou algumas cidades-modelo em questões ambientais e destacou a importância da integração entre os departamentos e órgãos públicos.

“Para que o município seja bem sucedido em sua agenda ambiental, é imprescindível que haja trabalha conjunto. Que a Câmara dos vereadores apoie e aprecie os projetos voltados às questões ambientais, e que a população seja conscientizada e estimulada a participar”, afirmou.

Em 2016, Socorro obteve pontuação final de 73,33 no PMVA, ficando na posição 112 entre os 625 municípios cadastrados no programa. Para obter o certificado de Município VerdeAzul, é necessário superar 80 pontos no ranking. “Estamos confiantes. Fizemos várias ações desde o início do ano. Houve algumas alterações nas diretivas e nos critérios de avaliação, mas esperamos conseguir o certificado”, comenta o chefe do serviço de Meio Ambiente, Marcelo Tavares.

Durante a reunião na última terça-feira, o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, João Preto, falou sobre projetos em andamento, como a Compostagem, e apresentou ao coordenador geral do programa algumas das demandas da cidade.

Pouco antes do término da reunião, José Walter anunciou que a partir de agosto Socorro poderá contar com a presença de um técnico do Programa Município VerdeAzul para auxiliar na elaboração de projetos e comprovação das ações realizadas.