Conselho de meio ambiente autoriza repasse de verba do FUMDEMA para o canil

Em reunião ordinária do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), foi aprovado o envio de recursos do FUMDEMA (Fundo Municipal de Meio Ambiente) para aquisição de carrapaticida, remédio que já foi aplicado nos animais abrigados no Canil. O valor do repasse é de R$ 1.705,00.

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a ação é importante para controlar a incidência de carrapatos e evitar a ocorrência de parasitoses no sangue dos cães, que podem resultar em anemia profunda e até levar à morte.

O Fundo Municipal de Meio Ambiente, órgão de origem da verba, foi criado pela Lei nº 3669/2012 com objetivo de captar e destinar recursos do orçamento municipal e de outras fontes públicas ou privadas para ações de conservação e recuperação do patrimônio ambiental socorrense.

Já o Conselho Municipal de Meio Ambiente é constituído por representantes do Poder Público, sociedade civil e instituições relacionadas à proteção ambiental, e tem por finalidade propor diretrizes para ações governamentais, bem como atuar no controle social de políticas de proteção ao meio ambiente.

Quantidade de casos de abandono preocupa

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável alerta para o alto índice de abandono de cães e gatos em Socorro. A prática é ilegal, resultando em multa ao infrator, conforme previsto no Código de Posturas do Município, artigo 449 da Lei nº 3406/2010.

Entretanto, conforme aponta a bióloga da Prefeitura, Vanessa Manias, na maioria dos casos o proprietário do animal não é identificado, por isso a melhor maneira de evitar o abandono é por meio da conscientização das pessoas.

Desde o primeiro semestre, a Prefeitura oferece castração gratuita para cães e gatos de beneficiários de programas sociais, devidamente inscritos no CadÚnico. O projeto é uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e Cidadania e, dentre outros objetivos, visa a reduzir o número de abandonos.

Para participar, basta estar inscrito no CadÚnico ou cadastrar-se junto à Assistência Social (CRAS), e posteriormente apresentar a ficha cadastral na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, situada no Centro Administrativo Municipal.

Adoção

O Canil Municipal abriga dezenas de cães que sofreram abandono ou maus tratos. O objetivo é tratá-los e conseguir um novo lar para estes animais. Por isso, a Prefeitura disponibiliza visitação de segunda a sexta-feira, das 15h às 16h, e aos domingos, das 14h às 16h.

Para adotar, o procedimento é simples: você escolhe um ou mais cães e assina um Termo de Responsabilidade no próprio Canil. Vale ressaltar que todos os animais abrigados estão com as vacinas em dia.

Para mais informações ou denúncia contra abandono e maus tratos, ligue para o telefone (19) 3855-9617.