COMDEMA aprova Plano Municipal de Arborização Urbana para Socorro

A arborização urbana é um processo que requer planejamento, seleção adequada de espécies, manutenção regular e análise dos impactos à infraestrutura existente, bem como a sensibilização da população. Portanto, é imprescindível o desenvolvimento e execução de um plano municipal de arborização urbana, visando o uso eficiente, estratégico e sustentável do espaço urbano, conciliando árvores a equipamentos e infraestruturas da cidade.

Para atender à demanda, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Socorro apresentou, dia 26 de junho, durante a reunião mensal do Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMDEMA), o Plano Municipal de Arborização Urbana para a cidade de Socorro. A proposta foi submetida aos conselheiros, que também puderam contribuir com sugestões e, em seguida, aprovaram o documento.

O planejamento terá duração de cinco anos e contará com metas anuais. A bióloga Juliana Santin apresentou algumas das metas, como: plantio de mínimo 300 árvores por ano em vias públicas, capacitação de munícipes sobre o manejo adequado de árvores; mapeamento das áreas verdes públicas municipais e implantação do Programa de Educação Ambiental em Arborização Urbana, que atenderá 500 alunos de escolas públicas por ano.

O Plano Municipal de Arborização Urbana será disponibilizado para consulta no site da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Além de direcionar as ações da secretaria, o plano auxiliará a população para estabelecer diretrizes à construção de novos loteamentos, promovendo um ambiente urbano mais sustentável.