Cães são transferidos para nova unidade do Canil Municipal

Cães já estão acomodados em novas instalações do Canil Municipal / Foto: Henrique Cisman

Colaboradores da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável realizaram a transferência dos cães sob os cuidados da Prefeitura para o novo Canil Municipal, localizado na Estrada Municipal Farmacêutico Oswaldo Paiva, 1385, na segunda-feira (22). A transição contou com apoio de membros da ONG São Lázaro e protetores independentes.

O novo Canil Municipal possui 31 baias e grande área de lazer para passeio e banho de sol dos animais, além de ambulatório para atendimento veterinário. “Buscamos promover contínuas melhorias na estrutura do Canil para oferecer bem-estar aos cães abrigados”, afirma o secretário João Preto de Godoy.

O responsável técnico pelo Canil Municipal é o médico-veterinário Dr. Ricardo Salles de Campos, encarregado de examinar os cães, diagnosticar doenças, prescrever medicamentos, orientar a alimentação e controlar a entrada e saída de animais.

Os cães são alimentados e acompanhados diariamente por um funcionário designado exclusivamente para este fim – além de manter o local limpo e conservado. Além dos funcionários, a Prefeitura cede ao Canil ração, remédios, produtos de limpeza e materiais necessários para manutenção.

No momento, o local está com sua capacidade máxima de ocupação atingida. Vale destacar que o Canil é um abrigo temporário para animais em situação de risco, àqueles que são agressivos e para fêmeas no cio, cujo objetivo é cuidá-los até que sejam adotados por uma pessoa responsável.

“Muitos cães que estão hoje no Canil têm total condição de serem adotados. Além disso, precisamos de colaboração e bom-senso da população para que castre seus animais e não os abandone”, informa a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

Parceiros da Prefeitura, a ONG São Lázaro e os protetores independentes promovem regularmente feiras de adoção e, aos domingos, das 14h às 16h, levam os cachorros para passear. Neste mesmo horário, o Canil é aberto para visitação, também permitida de segunda a sexta, das 15h às 16h.

O custo do novo Canil Municipal foi de R$ 148.260,40. O antigo abrigo foi desativado e será demolido.

Interessados em fazer doações para o Canil ou em adotar um cãozinho devem procurar pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, localizada na Avenida José Maria de Faria, 71, no Centro Administrativo Municipal, ou entrar em contato pelo telefone (19) 3855-9617.