Apresentações de teatro em três escolas dão início ao Projeto Socorrendo Rios e Ambientes

Escola Municipal Professora Esther de Camargo Toledo Teixeira
Escola Municipal Professor Eduardo Rodrigues de Carvalho
CMEI Professora Tarsila Picarelli Marcolino

Henrique Cisman
Imprensa/Prefeitura

Pouco mais de um mês após Prefeitura e Sabesp firmarem parceria voltada à educação ambiental de alunos da municipalidade, foi realizada a primeira atividade do projeto, batizado Socorrendo Rios e Ambientes, em três escolas, nos bairros Jardim Santa Cruz, Vila Palmira e Jardim Araújo, com apresentação de teatros que trataram da importância do uso racional da água.

A escolha do tema tem relação com o Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, mesma data da realização das atividades. As três escolas (Jardim Santa Cruz, Vila Palmira e Jardim Araújo) foram selecionadas para receber acompanhamento ao longo do projeto do gestor de responsabilidade socioambiental da Sabesp, Paulo Sergio Alves de Brito.

As demais unidades receberam apostilas e também vão participar da iniciativa. O caderno é dividido em capítulos, tais como “Ecologia e Meio Ambiente”, “Futuro da Água” e “Tratamento de Esgotos”, além de apresentar curiosidades sobre o meio ambiente e propor tarefas de caráter sustentável. Os professores foram orientados sobre como trabalhar o material junto a seus alunos.

Cronograma definido no fim de fevereiro em reunião da Sabesp com as secretarias de Educação e Meio Ambiente aponta outras diversas atividades ao longo do ano – de uma a duas por mês. Para o dia 9 de agosto – data de aniversário do município –, a ideia é organizar um desfile pelas ruas da cidade e elaborar faixas e enfeites que aludam à conservação da biodiversidade.

O projeto é voltado para crianças dos ensinos infantil (maternal, jardins I e II) e fundamental (1º e 2º anos), tendo como propósito semear o respeito à natureza e a valorização da importância da preservação ambiental para a sobrevivência humana. “As crianças são o futuro”, resume a secretária de Educação, Célia Maria Monti Viam Rocha, sobre o público-alvo do projeto.