Alunos visitam nascente em atividade das secretarias de meio ambiente e educação

Parte do grupo de alunos que visitou a trilha modelo, em ação educativa

Henrique Cisman
Imprensa/Prefeitura

Um grupo de 39 alunos da Escola Municipal das Lavras de Cima foi levado a uma nascente na manhã de segunda-feira (9), em atividade realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura, junto à Secretaria de Educação. A trilha pertence a um loteamento e é considerada modelo para demonstração de aspectos naturais e ambientais.

Os estudantes de 3º, 4º e 5º anos de ensino fundamental da unidade ouviram orientações sobre a importância da preservação ambiental, com foco em nascentes e matas ciliares, as quais são protetoras dos cursos d’água. “As crianças demonstraram bastante interesse e fizeram muitas perguntas”, comenta a bióloga da Prefeitura, Vanessa Manias, que conduziu a visita.

Para ela, o fato de interagirem com o meio ambiente e conhecerem nascentes preservadas estimula as crianças a criarem empatia pela natureza. “Levar os alunos para conhecer na prática aquilo que aprendem dentro da sala de aula fortalece a compreensão sobre o tema”, afirma Vanessa.

As secretarias de Educação e Meio Ambiente desenvolvem diversas ações em conjunto. Recentemente, ambas as pastas firmaram parceria com a Sabesp para um ciclo de atividades com alunos da Rede Municipal ao longo do ano. “As crianças são o futuro”, resume a secretária de Educação, Célia Viam, sobre a importância do projeto.