Alunos da rede municipal de educação assistem à palestra sobre reciclagem

Em ação organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, 190 alunos da Escola Municipal Coronel Olímpio Gonçalves dos Reis assistiram à palestra “Impactos antrópicos e conscientização ambiental”, com peças teatrais sobre a importância do processo de reciclagem e preservação de água e energia, quinta-feira (30), no Centro Cultural de Socorro.

Na atividade, participaram estudantes de 4º e 5º anos dos períodos da manhã e da tarde. As apresentações foram realizadas pela Companhia Teatral 2º Ato, mostrando a forma correta de separação do lixo (cores correspondentes a cada tipo de resíduo) e os danos causados ao meio ambiente em consequência do descarte irresponsável.

Outro tema abordado foi a importância de se preservar os recursos hídricos disponíveis, como nascentes, córregos, rios e lagos, bem como o solo, pois a destinação incorreta de resíduos pode resultar em contaminação de lençóis freáticos, onde há grande quantidade de água doce.

A iniciativa é promovida pela CPFL Renováveis e teve como parceira a Fundação Roge, instituição sem fins lucrativos existente desde 1999, cuja crença é de que a educação tem o poder de transformar positivamente as pessoas e, por efeito, o mundo – a organização já instruiu 1.200 jovens do Ensino Médio em cursos técnicos, desde 2002.

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, João Preto de Godoy, toda forma de educação ambiental é válida para conscientizar as pessoas, principalmente crianças.