Alerta: com as chuvas aumenta a proliferação de escorpiões

Com as chuvas, a preocupação com escorpiões aumenta. Assim, a Prefeitura Municipal da Estância de Socorro, por meio da Divisão de Vigilância em Saúde e da Coordenadoria de Zoonoses do Departamento de Meio Ambiente, alerta para os problemas que possam ocorrer com relação aos escorpiões.

À medida que o homem ocupa as áreas naturais e as populações dos escorpiões são deslocadas de seus hábitats estas acabam encontrando abrigos e fartura de alimentos no interior e no entorno das residências.

Escorpiões são animais de hábitos noturnos, durante o dia se abrigam debaixo de troncos, rochas, pilhas de entulhos, telhas e/ou tijolos, caixas de esgoto, caixas de luz, tubulações em geral, frestas entre tijolos nas paredes, nos pisos e batentes e nos barrancos dentre outros locais que os protejam da luminosidade, pois são sensíveis a esta.

Eles se alimentam de baratas e outros insetos. Encontrando acesso, adentram nas residências buscando abrigo e alimento, onde ocorre a maioria dos acidentes. Podem também adentrar nas casas vindo pelas redes de esgoto ou de águas pluviais ou carregados em vasos e objetos diversos que, em algum momento, foram deixados ao relento e posteriormente foram levados para o interior das residências.

A grande maioria dos acidentes ocorre quando do manuseio sem proteção de materiais em que estão abrigados, na vestidura de roupas e calçados ou, ainda, quando se manuseia o animal pensando que o mesmo encontra-se morto (escorpiões fingem se de mortos como mecanismo de defesa). Sacudir a roupa ao vestir, bater sapatos e botas ao calçar e não manusear o animal são providências essenciais para se evitar os acidentes.

A utilização de produtos químicos de higienização doméstica, assim como de produtos inseticidas, raticidas e/ou repelentes cujas composições apresentem compostos organofosforados ou piretróides não é indicada por causar o desalojamento dos escorpiões para locais não expostos à ação destes produtos aumentando assim o risco de acidentes e por afetar as populações dos seus predadores naturais.

Daí a importância de se manterem limpos e livres de entulhos e amontoados os jardins, quintais e garagens das residências, telar ralos, colocar soleiras ou rolos de areia nas portas e passagens em geral, bem como de se vedar frestas e vãos existentes em forros, janelas, batentes, portas, muros, pisos, fossas, caixas de gordura, caixas de força e etc.

Também deve se acondicionar adequadamente o lixo domiciliar, colocando-o em sacos plásticos que devem ser fechados e dispostos para coleta no horário correto, a fim de evitar o surgimento de baratas e moscas, alimentos apreciados pelos escorpiões. Terrenos baldios devem ser mantidos limpos e os inimigos naturais dos escorpiões como sapos, macacos, lagartos, corujas e etc. devem ser preservados.

O envenenamento ocorre quando o animal é prensado e pica para se defender; geralmente evoluindo sem gravidade, mas demandando atenção médica sempre.

Não se recomenda a aplicação de nenhuma substância sobre o local da picada, apenas que se limpe o local da picada e que se procure imediatamente o serviço de saúde mais próximo e, se possível, levando o animal para sua identificação.

Para maiores informações, orientações ou proposição de medidas preventivas deve contatar o Departamento Municipal de Meio Ambiente pelo telefone n° 3855 9617 ou via e-mail: meioambiente@socorro.sp.gov.br.