Pular para o conteúdo

Agricultores socorrenses fazem curso de produtos à base de uva

Produtores levaram sucos e geleias produzidos para casa

Henrique Cisman
Imprensa/Prefeitura

Um grupo de catorze agricultores socorrenses participou de um curso de capacitação de produtos feitos à base de uva, oferecido pela Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), no município de Monte Alegre do Sul, no fim de fevereiro. A oportunidade surgiu a partir de contato realizado pelo Departamento de Desenvolvimento Rural, cuja representante na ocasião foi a engenheira agrônoma Salete Ishikawa.

O curso foi ministrado pelo pesquisador Daniel Gomes, engenheiro agrônomo do Polo Regional do Leste Paulista da APTA. O especialista explicou aos agricultores formas de cultivo dos mais variados tipos de uva para a produção de sucos, geleias e até vinagres – alternativas para elevar a renda do produtor.

Gomes falou sobre a importância de profissionalizar o negócio, com aquisição de equipamentos adequados e rigor aos procedimentos ao longo do processo produtivo. Abordou ainda as questões de solo e clima, bem como o ponto de maturação ideal da uva para cada produto. Para os interessados em orgânicos, o pesquisador apresentou variedades mais resistentes a pragas e doenças.

Os agricultores participaram de todas as etapas da produção de suco e geleia, desde a limpeza das uvas, retirada da fruta dos cachos, pesagem e despejo na suqueira – com o líquido obteve-se o suco, e com a polpa, a geleia. Também aprenderam a medir o Grau Brix da fruta e do suco, isto é, basicamente, a quantidade aproximada de açúcares existente.

Para o diretor de Desenvolvimento Rural, Paulo Lorensini, a produção é o desafio primordial dentre vários outros que se apresentam aos agricultores: “Este curso vem para agregar conhecimento aos produtores rurais, e a partir dele devemos encarar outras dificuldades, como o escoamento e a venda dos produtos, pois sabemos que podemos ir além”, afirma.

O que é APTA

A Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios é um departamento vinculado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, responsável por coordenar atividades de ciência e tecnologia voltadas ao agronegócio paulista.