A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável vem alertar a população sobre o funcionamento do Canil Municipal de Socorro

O Canil funciona como um Centro de Acolhimento Temporário de Animais, o abrigo temporário até a adoção e tem por objetivo propor à população a conscientização sobre os direitos dos animais e as obrigações e deveres de um proprietário responsável.

O acolhimento dos animais é seletivo, atentando para os casos prioritários que são animais errantes doentes, em sofrimento ou vulneráveis, cujos proprietários não são identificados e devidamente amparados por laudo médico-veterinário, animais agressores sem qualquer provocação, desde que comprovado por laudo médico da vítima e o respectivo Boletim de Ocorrência, animais suspeitos de raiva e ou outras doenças transmissíveis e que representem riscos à Saúde Pública, fêmeas no cio em situação de abandono e animais submetidos a maus tratos.

Além de atender aos critérios legais estabelecidos, o acolhimento de animais depende da disponibilidade de vagas, pois o Canil Municipal não é um abrigo definitivo.

Os Animais saudáveis, soltos nas vias públicas e que não representam riscos à Saúde Pública não são acolhidos pelo Canil, e sim são considerados animais comunitários.

O ideal é que seus proprietários mantenham seus animais domiciliados com placas de identificação e denunciem casos de abandono a fiscalização, através do telefone: (19) 3855-9632.

A responsabilidade pela manutenção do bem-estar dos animais é de seus proprietários, que devem vaciná-los, vermifugá-los, prover abrigo, alimento e água em quantidades e qualidades suficientes as suas necessidades básicas, bem como proporcionar atendimento médico-veterinário quando necessário.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável oferece um programa de castrações gratuito para animais de companhia cães e gatos. Para ser atendido basta entrar em contato com a secretaria pelo telefone, (19) 3855-9677 e solicitar o serviço.

Além disso, a Secretaria possui em seu  site  os animais para adoção: https://meioambiente.socorro.sp.gov.br