A Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL realiza o plantio de 116 árvores em Socorro

A Companhia Paulista de Força e Luz – CPFL realizou o plantio de 116 árvores em algumas vias públicas locais. Dentre as espécies plantadas encontram-se frutíferas nativas como Pitanga, Uvaia e Grumixama e exóticas ornamentais como o Resedá. Na última terça-feira.

Os plantios foram realizados sob a orientação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, observando o espaçamento ideal entre as mudas e adotando o Espaço-Árvore, que é um espaço aberto com dimensões adequadas para o bom desenvolvimento das mudas.

Esses plantios fazem parte do ‘’Programa Arborização Mais Segura’’, assinado entre a CPFL e a Prefeitura Municipal, que busca o manejo e a adequação de árvores que apresentam conflitos incontornáveis com a rede de fiação elétrica ou que apresentem potencial de riscos à vida ou ao patrimônio.

O objetivo é promover a substituição gradativa de árvores de porte inadequado às calçadas, implantadas sob a rede de fiação elétrica, em conflitos com a infraestrutura urbana ou condenadas, por espécies nativas, próprias para a arborização urbana.

A substituição de árvores sob essas condições vem ocorrendo em todo o município, na proporção de 25 novas árvores plantadas para cada indivíduo cortado.

“As árvores são um patrimônio a ser cuidado. Por meio delas ocorre a diminuição da sensação térmica nos centros urbanos, garantindo maior conforto à população” – ressalta o biólogo da Prefeitura, Pedro Filho.

“Essas ações fazem parte de um programa maior, idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente, denominado ARBORIZA SOCORRO e que conta com diversos voluntários. Através desse programa buscamos discutir temas relacionados à arborização do município, buscando conciliar os conflitos, buscar alternativas e viabilizar plantios de árvores em áreas carentes” – destaca o secretário de Meio Ambiente, Tiago Sartori.

Interessados em realizar o plantio de mudas em suas calçadas podem manifestar seu interesse através do endereço eletrônico: meioambiente.socorro.sp.gov.br/arboriza