15º seminário ambiental aborda sustentabilidade com crianças

Organizado pelas secretarias de Educação e Meio Ambiente, o 15º Seminário Ambiental, realizado com estudantes da Escola Municipal “Coronel Olímpio Gonçalves dos Reis”, discutiu a temática da sustentabilidade com foco em reciclagem de resíduos domésticos. O evento teve participação da Eco Escola Visafértil e da Empresa Visafértil, de Mogi Mirim, responsável por conduzir projeto piloto de compostagem no bairro Jardim Gollo.

De acordo com os organizadores, o seminário será replicado para outras escolas do município e tem como objetivo conscientizar o valor ambiental do processo de compostagem, o qual transforma resíduos orgânicos em adubos – também chamados de composto orgânico.

Os alunos participaram de um bate-papo com a coordenadora ambiental da Eco Escola Visafértil, Maria Tavares de Oliveira. A diretora da unidade, Regina Célia Carneiro, e o vice-prefeito, Edelson Teves, também integraram a roda de conversa sobre o assunto. Edelson resumiu em poucas palavras a importância do evento: “As crianças são o futuro”, afirmou.

Na sequência, estudantes do 4º ano se apresentaram com cantos, danças e teatros de cunho ambiental. O seminário teve ainda plantio de árvores na própria escola, orientado pela agrônoma da Visafértil, Ana Renata Zibordi. Para encerrar, o engenheiro ambiental da Prefeitura, Marcelo de Oliveira, exibiu os dados referentes ao projeto de compostagem do Jardim Gollo.